10/06/2009
Carta Aberta à População
Não à privatização dos Correios
Os trabalhadores dos Correios em Alagoas vêm de público protestar contra o projeto de Lei nº 3677/2008, de autoria do deputado Régis de Oliveira, PSC-SP, que tem por objetivo a quebra do monopólio postal da ECT. Ao mesmo tempo em que convoca a sociedade alagoana para se engajar na luta por um correio público e de qualidade preservando-o enquanto patrimônio secular do povo brasileiro.
Os Correios no Brasil geram uma receita anual estimada em 11 bilhões de reais, com previsão de crescimento de 5% do serviço postal no mundo. Esses números confirmam a abnegação dos 115 mil trabalhadores dos Correios em todo o Brasil que dia-a-dia reafirmam seu compromisso por um correio que atenda os interesses da população e que não pode ser entregue a iniciativa privada em detrimento dos interesses da população.
A Associação Brasileira de Empresas de Distribuição (Abraed) ajuizou, em 2003, ação no Supremo Tribunal Federal, alegando que é inconstitucional o Serviço Postal Brasileiro desenvolvido pela ECT. No entanto, verificando que a votação se encaminhava pela Manutenção do Monopólio Postal, representantes de empresas nacionais e internacionais conseguiram nos bastidores de Brasília apoio político e estão apresentando agora esse projeto de privatização.
São 346 anos de serviços prestados a sociedade, com um atendimento eficiente que alcança mais de 5.296 municípios. Com a quebra do Monopólio, a universalização dos serviços postais e as ações de cunho social que a ECT tem realizado ao longo da sua existência serão inviabilizadas. Esse projeto compromete mais de 50% da receita dos Correios, atingindo diretamente a população mais carente e ocasionando a demissão em massa de seus trabalhadores.
Esperamos contar com ao apoio irrestrito da população alagoana para impedirmos a aprovação desse projeto nocivo a todos nós. Nossa manifestação é por UM CORREIO PÚBLICO E DE QUALIDADE, CONTRA A QUEBRA DO MONOPÓLIO POSTAL E CONTRATAÇÃO JÁ!