(82) 3326-4454
sintect-al@uol.com.br

Defesa Social afasta presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários

02/07/2009


 

O secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, determinou o afastamento de 13 agentes penitenciários que teriam se envolvido na manifestação que parou o Centro de Maceió e terminou com a ação do Bope, no dia 15 de junho. Entre eles, está o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Jarbas de Souza.

A portaria está publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado. De acordo com o documento, os agentes vão ser afastados por 30 dias, sem prejuízo de remuneração, e devem devolver identidades funcionais e armas de fogo da Intendência Penitenciária. O afastamento foi determinado para que sejam apuradas possíveis irregularidades ocorrida na manifestação.

Foram afastados Elias Gomes da Silva, Armando de Castro Sobrinho, Daniel Domingues de Miranda, Paulo Chen, Jonatas Rafael Ferro dos Santos, Marcelino Marinho Falcão, Gizélia Cardoso Bandeira, Lucas Shanei Cunha Costa, Jargas Santos de Souza, José Francisco dos Santos, Helber José Mendonça Medeiros, Acácia Souza Cantoário e Adalberto de Souza Bringel.

Para Jarbas de Souza, o sindicato já esperava que essa ação poderia acontecer. "Mas naquele episódio quem saiu machucado foram nossos companheiros. O crime maior foi ter reprimido a manifestação dos trabalhadores com violência", afirmou, acrescentando que, na próxima semana, deve ser feito outro protesto.

Protesto

No dia 15 de junho, uma manifestação da categoria parou o trânsito do Centro e causou vários congestionamentos na cidade. O Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar tentou negociar a saída dos manifestantes da pista. Mas, o protesto continuou e o grupo só saiu com a ação do Bope.

Bombas de efeito moral, gás de pimenta e tiros com balas de borracha foram efetuados e chegaram a ferir os manifestantes.

Fonte: www.tudonahora.com.br  02/07/2009


Rua Ceará, 206 Prado Maceió - Alagoas 57010-350
SINTECT ALAGOAS 2026
(82) 3326-4454 sintect-al@uol.com.br