(82) 3326-4454
sintect-al@uol.com.br

Servidores do INSS em greve

06/07/2009


 

A partir de hoje, as agências do Instituto Nacional de Seguro Social devem ficar fechadas em Alagoas. O Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social anunciou, na semana passada, greve, por tempo indeterminado.

O presidente do sindicato, Cícero Lourenço, contou que quase 100% das agências de Maceió devem ficar fechadas e as agências do interior também devem se mobilizar. Mas, ele contou que 30% dos serviços vão ser mantidos, como a liberação de cartão de benefício bloqueado, procurações vencidas e informações à população.

Ficam suspensos os demais serviços e a população deve ligar para o número 135, para remarcar o atendimento.

Os servidores devem se reunir às 10h, na frente da agência Ary Pitombo, no Centro de Maceió. No fim da tarde, a categoria deve realizar uma avaliação do movimento.

Reivindicações

A principal reivindicação dos servidores é a manutenção da jornada de trabalho de 30 horas semanais, sem diminuição dos salários --a jornada deveria subir para 40 horas em junho. Eles dizem que a jornada de 30 horas foi reconhecida ao longo dos últimos 25 anos por meio de acordos de greve, decretos e instruções internas.

Cobram ainda melhores condições de trabalho, por meio da contratação de 20 mil trabalhadores por concurso público, reestruturação da carreira, reajuste do tíquete-refeição e manutenção da paridade entre ativos e aposentados.

Segundo a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Previdência e Assistência Social, o governo descumpriu acordo assinado com a categoria ao editar a Medida Provisória 441 impondo a jornada semanal de 40 horas, em vez de discutir o plano de carreira e regulamentar a jornada de trabalho no INSS por meio de um grupo de trabalho que seria instalado a partir de agosto de 2008.

 

Fonte: www.tudonahora.com.br  06/07/2009

 


Rua Ceará, 206 Prado Maceió - Alagoas 57010-350
SINTECT ALAGOAS 2026
(82) 3326-4454 sintect-al@uol.com.br