30/12/2009
Começam a vigorar em 1 º de janeiro de 2010 as novas tarifas dos serviços postais e telegráficos nacionais e internacionais da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). A Portaria do Ministério das Comunicações, publicada hoje no diário Oficial da União, REVOGA Portaria de julho de 2008.
O primeiro porte da carta não comercial (pessoa física), ou seja, com peso de até 20 gramas, teve seu valor corrigido de R $ 0,65 para R $ 0,70, com uma variação de 7,7%. Manter visando o acesso da população de menor poder aquisitivo aos serviços postais, permaneceu inalterada a tarifa da carta social, de R $ 0,01.
O primeiro porte da carta comercial (pessoa jurídica) teve seu valor reajustado de R $ 1,00 para R $ 1,05, com uma variação de 5%. Os serviços telegráficos nacionais foram corrigidos, em média, em 8,4%.
Em relação aos serviços internacionais, o valor das cartas (documentos prioritários e econômicos) fora corrigido em torno de 8,9%, sendo que o reajuste médio dos Telegramas internacionais foi de 13,3%.
Com o Acréscimo nas tarifas e consecutivamente o aumento na arrecadação da empresa, o Sindicato da categoria em Alagoas espera que parte dos lucros seja repassada para os trabalhadores por meio de melhores salários e condições de trabalho. Para o diretor de Formação do Sintect-AL, Jorge Luis, "apesar dos ganhos reais obtidos no governo Lula pela categoria, os salários pagos pelos Correios continuam baixos. "O sindicalista Atribui a histórica defasagem salarial ao péssimo tratamento dado aos funcionários pelo governo Fernando Henrique Cardoso, quando os reajustes salariais variavam entre 2% e 3%.
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora (texto adaptado)