26/01/2010
O desemprego mundial, agravado pela crise, disparou em 2009 e registrou 6,6%, o que significa que 212 milhões de pessoas, uma cifra recorde, não tinham um emprego, afirmou nesta terça-feira a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
"O número de desempregados no mundo alcançou 212 milhões em 2009 devido a uma alta sem precedentes de 34 milhões em relação a 2007, quando teve início a crise", informou a OIT através da Agência Internacional do Trabalho em seu informe anual sobre Tendências Mundiais do Emprego.
Entre 2007 e 2009, o índice de desemprego progrediu 0,9 ponto percentual. Frente a uma situação econômica ainda frágil, a OIT pediu aos países que tomem medidas que favoreçam a criação de empregos.
"Está claro que a prioridade política atual é evitar uma reativação econômica sem empregos", advertiu o diretor-geral da Agência, Juan Somavia, citado em um comunicado.
"A mesma vontade política que salvou os bancos deve ser aplicada para salvar e criar empregos. Podemos obter isso graças a uma forte convergência das políticas públicas e do investimento privado", insistiu.
Fonte: http://economia.terra.com.br/noticias/noticia