29/01/2010
Os trabalhadores dos Correios começaram a passar por mais uma situação de desrespeito. No Paraná, a ECT está convocando alguns para trabalhar aos domingos, mas não repõe a folga. A convocação, para quem trabalham de segunda a sábado, deixa sem qualquer descanso semanal.
O problema é que os trabalhadores que não podem ou até mesmo que não querem ir trabalhar em seu dia de descanso, estão sendo submetidos a abertura de apuração, com possibilidade de punição, para saber os motivos que não podem trabalhar no dia de folga. “Temos registro de advertência aos trabalhadores que negaram a convocação”, explica Luiz Antonio de Souza, diretor do Sintcom-PR. O Sindicato já prepara uma ação na justiça para impedir a prática.
Em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o sindicato local conseguiu liminar judicial. “...a empresa não pode convocar seus empregados para que os mesmos ativem-se interruptamente sem a fruição de sua folga semanal”, diz trecho da sentença do juiz. Em caso de descumprimento a Justiça do Trabalho arbitrou uma multa diária no valor de R$ 5 mil por trabalhador convocado, reversíveis em favor do Sindicato.
Fonte: www.sintcompr.org.br
Colaboração: James Magalhães