11/02/2010
Mais uma vez, e pra variar, uma agência dos Correios do interior foi assaltada. Agora foi a agência localizada dentro de um Supermercado na cidade de Arapiraca. Dois homens armados invadiram a agência e anunciaram o assalto, levando além de dinheiro, pertences de clientes e da funcionária ecetista. Esta foi a terceira vez que a referida agência foi assaltada, apesar do pouco tempo de criada, sendo a mesma funcionária nas 3 vezes.
É lamentável que continuemos fazendo essa crítica a direção da ECT que não toma as providências necessárias para dar o mínimo de segurança aos Atendentes Comerciais e aos clientes externos. Enquanto vemos cada dia que passa a ECT exigindo mais metas de vendas aos funcionários das agências (o que é salutar), não vemos na mesma proporção a preocupação com a segurança dos mesmos. Ou seja, o negócio é só vender, vender e dar lucro. Investir em prevenção a assaltos nos interiores das agências não fazem.
O problema não é mais apenas casos isolados de assaltos. Já se tornou praxe as mesmas agências serem assaltadas por diversas vezes. Não só em Alagoas, mas em todo Brasil. Viraram motivo de piada, sendo chamadas de "caixa rápido de bandidos". Ou seja, quando estão "lisos" é só ir a agência dos Correios mais próxima e pegar dinheiro numa facilidade extrema, afinal a maioria não tem segurança e muito menos portas giratórias.
Até quando vamos continuar vendo essas manchetes de jornais com assaltos constantes nos Correios? Quando os dirigentes da ECT vão tomar jeito e, pelo menos, cumprir as determinações do Ministério Público quanto a segurança nas agências, já que por vontade própria eles não tomam essa iniciativa?
James Magalhães
Dirigente sindical/Arapiraca