(82) 3326-4454
sintect-al@uol.com.br

No Dia Internacional da Mulher, a luta continua!

07/03/2010

...

 

Nesta segunda-feira (08/03), o Sintect-AL estará homenageando, nos setores de trabalho, todas as ecetistas pela passagem do Dia Internacional da Mulher. A história conta que no dia 08 de março de 1857, trabalhadoras de um estabelecimento têxtil tomaram a fábrica em que trabalhavam na cidade de Nova Iorque e deram início a uma paralisação para melhorar as condições de trabalho, diminuir a carga horária de 16 para 10 horas e, já que o trabalho desempenhado era o mesmo, exigir igualdade de salários com os homens.

Infelizmente, a reivindicação foi contida com total selvageria. As senhoras foram trancadas dentro da fábrica e queimadas vivas. Aproximadamente 130 tecelãs faleceram carbonizadas, numa ação de selvageria completamente cruel praticada pelos patrões que não admitiam mobilizações por melhores condições de vida.

Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher" em homenagem as mulheres que morreram na fábrica, em 1857. Entretanto, apenas em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A diretoria do Sintect-AL entende que o 8 de março marca o esforço diário da mulher trabalhadora para acabar com o preconceito e a desvalorização contra a mulher em todos os espaços sociais. E lamenta que, apesar de todos os avanços, elas ainda sofram, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.

Nos Correios, graças à luta fortalecida cada vez mais pela presença feminina, a coragem e o heroísmo das tecelãs de Nova Iorque renascem todos os dias na mulher ecetista cada vez mais forte. E que apesar de todas as dificuldades, mas sem perder a ternura, é exemplo de luta e coragem na busca por dias melhores!


Rua Ceará, 206 Prado Maceió - Alagoas 57010-350
SINTECT ALAGOAS 2026
(82) 3326-4454 sintect-al@uol.com.br