22/04/2010
Um caso inusitado de tráfico de entorpecentes, que era feito via Sedex pelos Correios, foi descoberto esta semana na cidade de Salvador, capital da Bahia. O que chamou a atenção nessa história foi o fato de que a droga teria saído de Roraima. O pacote com a cocaína foi entregue a uma adolescente de 17 anos em sua casa, localizada no bairro de Periperi, no último dia 19, por um carteiro.
A apreensão da droga e da adolescente foram feitas por agentes da Polícia Federal baiana, que já investigava a jovem há pelo menos cinco dias. Nesse período, policiais ficaram em campana na expectativa de flagrar a entrega do entorpecente. Na segunda-feira, finalmente ocorreu o desfecho. Logo depois que a garota recebeu a encomenda das mãos do carteiro, os agentes fizeram a abordagem e confirmaram a denúncia.
De acordo com informação divulgada pela imprensa daquele estado, a Polícia Federal informou que dentro do pacote havia cerca de 300 gramas da droga. A garota foi encaminhada imediatamente para a DAI (Delegacia para o Adolescente Infrator), na cidade de Brotas, onde foi ouvida pela delegada Claudenice Mayo, titular da especializada. Em suas declarações ela disse que conheceu o remetente (fornecedor) do entorpecente em uma sala de bate-papo na internet.
Depois dos primeiros contatos ambos começaram a se comunicar também por telefone, oportunidade em que o traficante lhe propôs receber em casa a droga via Correios e que a droga deveria ser repassada a um homem desconhecido que ia à sua procura. Antes o desconhecido deveria fazer um contato por telefone para marcar um encontro, ocasião em que ela entregaria a encomenda.
Diante dos fatos a delegada autuou a jovem por crime de tráfico de entorpecentes e encaminhou a adolescente para a Promotoria da 2ª Vara da Infância e Juventude, e depois ela foi entregue a seus familiares. Já a polícia continua a investigação no sentido de identificar e localizar o destinatário da cocaína. Até o final da tarde de ontem não havia notícia da identificação do traficante.
FONTE:Jornal Folha da Boa Vista-RR(22/04/2010)
COMENTÁRIOS:
Como cidadão, fico triste em ler uma notícia dessa, afinal o tráfico de drogas está acabando com muitos de nossos jovens pelo Brasil afora.
Como funcionário ecetista ficamos indignados ao constatar que, infelizmente, existe uma facilidade em acontecer isto por culpa da direção da ECT que foi alertada sobre este fato há algum tempo. Explico: no dia 10 de Agosto de 2008 o Jornal Correio Braziliense publicou uma matéria com o título: "Equipamentos fora de combate" onde denuciava a situação de a bandono dos equipamentos de Raios X de esteira e espectrômetros de massa, que são capazes de detectar produtos ilícitos ou perigosos, como armas, explosivos, drogas e contrabandos incluídos nos objetos postais, transportados em sua rede postal.
Após consultar técnicos ecetistas, a Fentect enviou uma carta ao Presidente da ECT no dia 02 de Setembro de 2008 relatando os fatos e pedindo providências. Não havendo resposta do mesmo, enviou-se outra carta no dia 03 de Outubro (com cópia para o Ministério das Comunicações e a TODOS os Diretores da ECT). O Sr.Carlos Henrique respostou a carta com data de 13 de Novembro, causando indignação aos diretores da Fentect por sua resposta evasiva e insensível ao perigo iminente a vida/saúde dos trabalhadores, principalmente OTT`s, Motoristas e Carteiros.
Uma denúncia contra os Diretores da ECT e seu Presidente foi protocolada no Ministério Público do Trabalho da 10ª Região, responsabilizando os mesmos pelos danos materiais e pessoais que vierem a ocorrer com seus trabalhadores devido ao sucateamento dos equipamentos postais.
Diante de tantos fatos ocorridos de lá para cá,pergunta-se: será que a Direção da ECT tomou alguma providência para reativação dos equipamentos de segurança postal? Por que tanta irresponsabilidade por "Falta de Manutenção" de um equipamento que custou US$ 28 milhões?
Saudações,
James Magalhães de Azevedo
Secretário de Comunicação/Sintect-AL