23/04/2010
No último dia 20/04 o Sintect-AL visitou cinco agências dos Correios e conversou com os trabalhadores sobre os problemas do dia-a-dia nas cidades de Feira-Grande, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano, Campo Grande e Coité do Nóia.
Nelas ouviu-se a questão da demora em se autorizar as guias de exames pelo Complexo Médico. Como se sabe, tudo se deve ao fato de a antiga ReOp (Atual ReVen) não está mais fazendo esse serviço por ter sido direcionada, exclusivamente, a vendas. Em contrapartida, o trabalhador não tem nada a ver com essas mudanças e no final pagam pelo engessamento do Complexo Médico - que por obrigação tem que oferecer um serviço de qualidade a todos os funcionários dos Correios independentemente de estarem na Capital ou no interior.
Outra reclamação em comum de alguns atendentes foi o trauma de antigos assaltos. Para se ter uma idéia, eles não podem ver alguém estranho chegando de capacete que já ficam assustados em virtude dos momentos de pavor pelo qual passaram durante os assaltos.
Em Feira-Grande falta material para serviços básicos da agência (AR`S, caneta, lacre, etc), os companheiros pedem emprestado as agências vizinhas. O fax também está quebrado há muito tempo e já foi feita O.S há mais de 15 dias. Neste caso o fax agilizaria a questão das guias de exames, já tão demoradas. Imagine mandando via envelope de serviço...
Há reclamação de falta de fardamento em Lagoa da Canoa e em Girau do Ponciano a sobrecarga de trabalho é dobrada. O SD foi aprovado para aumentar mais um carteiro na cidade e até agora, nada! O carteiro trabalha num aperreio muito grande, fazendo o serviço que seria de duas pessoas.
O melhor termômetro para uma administração de diretoria regional é quando o Sintect-AL viaja pelo interior. É quando se percebe que a atual administração dos Correios em Alagoas se encontra totalmente desorganizada e sem rumo – em nível nacional as coisas não são diferentes. Está na hora de uma faxina geral na administração da empresa para que se dê lugar a gestores comprometidos com o trabalho e com uma visão avançada e eficiente de Correios. Quando isso acontecer será bom para a empresa, bom para a categoria e ótimo para a sociedade. Portanto, peguemos a vassoura e mãos a obra.
* é Secretário de Comunicação/Sintect-AL