(82) 3326-4454
sintect-al@uol.com.br

Quem segura o presidente dos Correios???

09/06/2010


 

*James Magalhães

 

No dia 06 de Julho de 2006 foi publicada no Diário Oficial da União a nomeação do Sr.Carlos Henrique Almeida Custódio para presidente dos Correios. Sua indicação se deve ao então Ministro das Comunicações Hélio Costa. Além dele foram nomeados três diretores da ECT (Operações, Tecnologia e Comercial), todos indicados por Senadores do PMDB após o escândalo de um apadrinhado do PTB que mantinha indicações na Estatal.

O mineiro CHC havia passado os últimos 17 anos na Caixa Econômica, e ocupava a Diretoria de Crédito do Banco desde Junho de 2004.  Assim que tomou posse tratou de enviar uma carta para cada um dos 110 mil funcionários dos Correios, aos quais chamou-os de "novos colegas" e apresentou-se como novo comandante da ECT. Quem tem essa carta guardada em casa, deve lembrar que ele fez questão de enfatizar que "sua gestão será marcada pela ética, responsabilidade, tratamento igualitário e prestação de contas..".

         A maioria dos funcionários ecetistas, principalmente os da base, lembrando dessa carta hoje, darão muitas risadas. Afinal, CHC foi o pior presidente que o correio brasileiro já teve. Infelizmente quase nada do que prometeu na referida carta fora cumprido. Foi o responsável pela queda na qualidade dos serviços, acordos não cumpridos com sindicalistas e reclamações generalizadas por todo Brasil.

          Já na primeira greve de 2008, justamente por não ter cumprido um acordo assinado com os sindicalistas, o movimento sindical pelo país inteiro já pedia a sua saída. Atualmente várias notícias a respeito de sua exoneração e inoperância administrativa vêm sendo publicada na mídia. Veja algumas delas:

 

15/07/2008 :

Presidente dos Correios, Carlos Custódio pode ser trocado por Marco Antônio Marques, apadrinhado do senador Waldir Raupp (PMBD-RO).

 

Fonte:http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=Colunas&SUBMENU=ClaudioHumberto&CODIGO=3301

 

18/10/2008 :

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos denunciou a ECT no Ministério Público Federal e no Ministério Público do Trabalho por "descaso e inoperância" no controle postal. Acusam de "falta de manutenção" o equipamento comprado há sete anos por US$ 28 milhões. Os raios-X e espectômetros de massa detectam drogas e explosivos, mas recentemente um funcionário quase morreu ao abrir uma carta-bomba.

10/03/2010 :

O senador Almeida Lima (PMDB-SE) tenta substituir o atual presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, por um amigo que é, digamos, homem de negócios. Ou lobista, como preferem adversários maldosos.

11/04/2010 :

A diretoria dos Correios e Telégrafos sabia da queda na qualidade de serviços como Sedex, Sedex-10 e PAC, apesar dos relatos ufanistas do seu presidente, Carlos Henrique Custódio. Comunicado do diretor de Operações, Marco Antonio Oliveira, de 23 de fevereiro, em poder da coluna, relata um segundo semestre de 2009 “marcado por forte degradação da qualidade operacional do serviço de encomendas”.

 

E, finalmente, com essas notícias dessa semana abaixo:

 

07/06/2010:

Após despacho com o presidente Lula, a ministra Erenice Guerra (Casa Civil) teve uma conversa dura com o ministro José Artur Filardi (Comunicações) sobre a deterioração da qualidade dos serviços da estatal Empresa de Correios e Telégrafos. Lula já não agüenta receber notícias negativas sobre a ECT. “Por mim, toda a diretoria deveria ser demitida”, desabafou o presidente, segundo fontes do Planalto.

A ministra Erenice Guerra (Casa Civil) quer demitir toda a diretoria dos Correios porque teme um apagão postal em pleno mês de agosto, auge da campanha, com milhões de cartas de candidatos aos eleitores.

 

09/06/2010:

A diretoria dos Correios está ameaçada. Há dez dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exigiu que o ministro das Comunicações, José Artur Filardi, apaziguasse disputas internas entre os diretores da autarquia e tomasse providências para melhorar a gestão do serviço postal. Na semana passada, foi a vez de a ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, cobrar providências de Filardi. O ministro confidenciou a assessores que dificilmente conseguirá evitar demissões. No meio da confusão, o PT requereu cargos ocupados por indicados do PMDB. Para o governo, a lista de problemas dos Correios é longa. Inclui atrasos na realização de concursos, falhas no transporte aéreo e o mau desempenho financeiro do Postali s, o fundo de pensão da empresa.

 

  18/10/2008 :

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos denunciou a ECT n o Ministério Público Federal e no Ministério Público do Trabalho por "descaso e inoperância" no controle postal. Acusam de "falta de manutenção" o equipamento comprado há sete anos por US$ 28 milhões. Os raios-X e espectômetros de massa detectam drogas e explosivos, mas recentemente um funcionário quase morreu ao abrir uma carta-bomba.

Fonte:http://drlossio.blogspot.com/2008/10/ltimas-17102008-1016-bndes-equador-deve.html

 

Depois disso tudo, esperamos que FINALMENTE o Presidente Lula acorde e demita essa Diretoria que só deu prejuízo a ECT e a sociedade brasileira.

Diante de tantos desmandos, pergunto: quem ainda "segura" o Presidente dos Correios???

 

 

  • é secretário de Comunicação do Sintect-AL

 


Rua Ceará, 206 Prado Maceió - Alagoas 57010-350
SINTECT ALAGOAS 2026
(82) 3326-4454 sintect-al@uol.com.br