(82) 3326-4454
sintect-al@uol.com.br

Correios: suposta manipulação irrita o governo

13/07/2010

...

 

Levantamento em poder da Presidência da República, que “ilustra” os supostos resultados positivos dos Correios, pode representar um tiro no pé do presidente da estatal, Carlos Henrique Custódio. O estudo cita o mau desempenho de concorrentes no exterior, sem mencionar que no período viviam o auge da crise mundial, e omite números das mesmas empresas no Brasil, superiores aos dos Correios. A descoberta deixou irritados os “interventores” da presidência da República na estatal.

 

Não é bem assim

No relatório dos Correios, a receita alemã DHL, por exemplo, “caiu 15,2%”, mas foi só lá fora. No Brasil, cresceu 15%; os Correios, 8,4%.

 

 

Intervenção branca

Os Correios estão sob uma espécie de “intervenção branca” dos ministros Erenice Guerra (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Planejamento).

 

Custódio nega

Presidente dos Correios, Carlos Henrique Custodio nega a intervenção ou mesmo que o documento da empresa tenha manipulado números.

 

Rechecagem

Fontes do governo afirmam que outros números positivos dos Correios, como o faturamento de R$ 12,4 bilhões em 2009, serão rechecados.

 

Fonte:www.claudiohumberto.com.br(12/07/2010)

 

COMENTÁRIOS:

 

Não é de hoje que os funcionários ecetistas, em sua maioria, desconfiam de números diferenciados apresentados na administração de Custódio e companhia.

É claro que a credibilidade alcançada ao longo dos anos pelos Correios, graças aos seus funcionários guerreiros, aliada a marca de confiança na ECT nos faz líder no mercado, apesar de todas mazelas impostas nos últimos anos por essa gestão desastrosa do PMDB a frente dos Correios, na qual o presidente Lula teve a oportunidade de extirpar e não fez.

Como diz a reportagem acima, esperamos que seja mesmo um tiro no pé do CHC.

Embora não tenha abandonado de todo a tática das desculpas esfarrapadas para justificar internamente não poder dar melhores condições de trabalho aos seus funcionários, Custódio externamente tenta passar para a sociedade uma imagem de excelente administrador com números que os ecetistas sabem bem a que custo fora alcançado esses "lucros". Um dos exemplos foi uma mega-entrevista dada por ele na Revista IstoÉ em Fevereiro de 2009 com o título "O Entregador de Resultados" onde exaltava sua "excelente gestão".

Infelizmente, o que nos entristece é que há denúncias pelo Brasil afora de muitos gestores que trabalham na ECT colaboram com a manipulação de números no tocante ao resto de correspondências de cada unidade que devem ser repassada diariamente a Brasília. Muitos "arredondam" esses números para baixo, dando a impressão de que está tudo uma maravilha em determinados setores. Uma das consequencias disto é a sobrecarga de trabalho, a não contratação de mais funcionários com a sociedade sofrendo com esse desserviço prestado por alguns "iluminados" discípulos do Custódio.

Aqui em Alagoas, não foi diferente, onde houve forte indício de manipulação desses números há algum tempo (não muito tempo, diga-se de passagem) e quem fez (ou fizeram) não está(ão) imune(s) a qualquer processo que seja e, pasmem, quem deveria investigar cala-se. Se esses números que estão expostos na intranet da ECT-Alagoas pra quem quiser ver não foram manipulados, então eu acredito que mágica não é ilusão. Ou que talvez um "gerente Mister M" esteja entre nós.

É preciso que a ECT abra de vez a sua caixa-preta para os trabalhadores mostrando a verdade e respeite quem de fato quer continuar trabalhando para resgatar a boa imagem dos Correios perante a sociedade.

 

Saudações,

James Magalhães

Secretário de Comunicação/Sintect-AL


Rua Ceará, 206 Prado Maceió - Alagoas 57010-350
SINTECT ALAGOAS 2026
(82) 3326-4454 sintect-al@uol.com.br