08/09/2010
O conselho de sindicatos (CONSIN) ocorrido nos dias 4 e 5 de setembro, em Brasília, aprovou greve geral da categoria a partir da zero hora de 16 de setembro. Com votação apertada, a maioria dos representantes dos sindicatos resolveu encaminhar um movimento grevista contra o plano de contingência, a sobrecarga de trabalho e o sucateamento da ECT.
O polêmico plano de contingência trata-se de um paliativo para minimizar os graves impactos que a empresa sofrerá com o fechamento das agências franqueadas a partir de 10 de novembro. A intenção será contratar dez mil trabalhadores terceirizados (MOT’s), e remanejar milhares de carteiros para atenderem clientes em postos avançados de atendimento a serem criados nos CDDs. Além do remanejamento de carteiros para a área de atendimento, haverá a suspensão das férias da área comercial pelo período de 5 meses ( Outubro de 2010 a fevereiro de 2011). Entretanto, a decisão final será tomada nacionalmente pelos trabalhadores na assembleia geral da próxima quarta-feira.
A Fentect e o Sintect-AL entendem que essa medida é perigosa porque definitivamente estará consolidando o desvio de função, terceirizando as atribuições de carteiro, além de precarizar as relações de trabalho e enfraquecer o movimento sindical. Entretanto, a decisão final, sobre a greve do dia 16, será tomada nacionalmente pelos trabalhadores na assembleia geral da próxima quarta-feira.
Confira o edital de convocação:
EDITAL Nº 09/10
ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
O Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas – SINTECT-AL, situado na Rua Ceará, 206 – Prado – Maceió/AL, vem, através de seu representante legal, convocar todos os trabalhadores em sua base territorial a comparecerem a uma assembléia geral extraordinária, que se realizará no dia 15 de setembro de 2010, quarta-feira, às 19 horas, na sede do Sintect-AL, localizada no endereço supracitado, em primeira convocação, com 50% dos associados, e às 19 horas e 30 minutos, em segunda e última convocação, com qualquer número de associados presentes, para deliberar sobre os seguintes assuntos constante na pauta:
1) Deflagração de Greve Geral a partir de 0h00 do dia 16 de setembro de 2010.
2) Encaminhamentos.
Maceió, 08 de setembro de 2010.
José Balbino dos Santos
Presidente