01/10/2010
Inácio Aguiar
Estamos há apenas 3 dias das eleições 2010 onde os brasileiros irão eleger, sem sombra de dúvidas, Dilma Roussef para dar continuidade ao excelente trabalho iniciado pelo Presidente Lula.
Durante toda a campanha percebemos o quanto a internet foi usada para disseminar mentiras e notícias infundadas a respeito da candidata, tanto sobre a sua vida pessoal com declarações atribuídas a ela e que jamais foram ditas. Parte da mídia televisiva e escrita colaboraram com essa tentativa de atingi-la, sem sucesso.
Neste espaço quero pessoalmente, na condição de cidadão brasileiro, pedir a você o apoio a Dilma e pontuar cada notícia espalhada mostrando, com provas, que foram mentiras espalhadas para fazer crer aos mais desavisados se tratar de verdade. Se utilizaram dos métodos de Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista de Hitler, onde os fins eram criminosos, monstruosos e repugnantes. Sua frase era:"uma mentira dita várias vezes se torna verdade".
Vamos às mentiras
-Ficha criminal de Dilma:
Ciircula por email, desde o ano passado uma "ficha criminal de Dilma" e foi usada numa reportagem da Folha de São Paulo de 05 de Abril de 2009. No dia 25 do mesmo mês o Jornal publicou outra matéria comprovando a falsidade do documento onde afirmou: “A ficha criminal da ministra Dilma Rousseff, que acompanhou o texto "Grupo de Dilma planejou sequestro de Delfim Netto”, também reproduzida na reportagem "Aos 19, 20 anos, achava que eu estava salvando o mundo" (Brasil, pág. A10), não tem como origem o arquivo do Dops, e sim um e-mail enviado à reportagem da Folha". A ficha não poderia ter sido tratada como autêntica porque não há provas do que seja." Reconheceu a própria Folha - claro com receio de medidas jurídicas pela divulgação falsa. Uma perícia feita por André Borges Lopes, bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP) e consultor especializado em tecnologia de artes gráficas na Bytes & Types, apontou sete falhas no documento divulgado pela Folha de S. Paulo. Veja no endereço eletrônico do Youtube (www.youtube.com/watch?v=oTrEqfWUw8Q&feature=player_embedded) o vídeo que mostra os 7 erros apontados pelo perito na falsa ficha criminal.
-O passado de Dilma:
Em meados de Agosto a revista Época trouxe na capa algo que seria a revelação de um "segredo monstrusoso". Nesta reportagem a revista faz um misto do Jornalismo praticado por Veja e Folha com insinuações da seguinte forma: Paulo é amigo de Carlos. Carlos é um conhecido criminoso e foi condenado pela justiça. Carlos escondia o fruto de seu roubo no próprio apartamento. Paulo é amigo íntimo de Carlos. Paulo costumava visitar Carlos. Ao colocar no ar "certas dúvidas”, induz o leitor a concluir: então Paulo também é ladrão. Nenhuma prova foi apresentada contra Paulo.Trata-se de um processo hipócrita, porque o leitor acredita que chegou a esta dedução (que Paulo é ladrão) por si mesmo, mas foi induzido o tempo todo pela revista. A Época baliza o texto nos “processos da Justiça Militar contra Dilma”. Ora, se houvesse qualquer acusação direta de roubo, assalto ou terrorismo nos processos, seria obrigação da revista citá-los no ato e na íntegra. Não apresenta. Dilma lutou sim contra a ditadura e não tem vergonha do seu passado porque não há manchas em sua luta. A própria Dilma já respondeu em um programa de tv: “quando o Brasil mudou, eu mudei também, mas nunca mudei de lado”. Dilma pode falar isso de “boca cheia”. Agora Serra, FHC, Gabeira e sua turma sentem vergonha de seu passado de esquerda.
-Declaração de Dilma:
Para jogar Dilma contra grupos religiosos, foi atribuída à candidata a seguinte frase: “nem mesmo Cristo querendo, me tira essa vitória”. A frase falsa teria sido dita, segundo o email falso, a uma jornalista local logo após a inauguração de um comitê da candidata em Minas Gerais. O mesmo email e alguns vídeos ainda tentam ligar Dilma à legalização do aborto, a candidata jamais falou algo parecido. Alguns blogs que espalharam esta notícia divulgaram que saiu no "Jornal da Manhã" através do jornalista Tiago Fortunato. Um Pastor do site Agencia Divina fez a gentileza de averiguar, ligando para o citado Jornal que disse nem existir o tal jornalista, muito menos a reportagem. A Dilma deu a seguinte declaração a respeito: "Eu repudio todas as informações que colocam na minha boca qualquer tentativa de achar que eu já ganhei as eleições. É a tentativa de denegrir a pessoa. Eu jamais usaria o nome de Cristo em vão.Nós vamos apostar no amor e na esperança, contra o ódio". Veja a fonte:http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4707502-EI15315,00-Dilma+diz+ser+contra+aborto+em+encontro+com+lideres+cristaos.html.
Enfim, estas são apenas algumas das mentiras, dentre outras, já espalharam uma foto com montagem grosseira da Dilma ao lado de uma arma, uma falsa reportagem em que a Dilma seria lésbica mas facilmente rebatida por não se colocar a fonte da notícia e ainda utilizam o nome do suposto advogado da amante dela que não existe, outro em que ela não poderia entrar nos Estados Unidos que facilmente é rebatida pela reportagem amplamente divulgada de sua viagem a Casa Branca,etc.
Concluindo, percebemos o quanto eles atiram para toda direção, tentando tirar votos de Dilma, semeando terror e criando frases horríveis sem citar fonte. Utilizando de forma destrutiva e enganadora (como no nazismo) a mentira é condenável, contudo, um dia a máscara cai. E no próximo domingo, dia 03 de Outubro, o povo escolherá, nas urnas, a primeira mulher Presidente do Brasil.