10/11/2010
Hoje, 10 de Novembro de 2010, o Sintect-AL completa 22 anos de existência. A história de sua fundação é marcada por muitas lutas e mobilizações de diversos trabalhadores ecetistas que sacrificaram seus empregos, e até suas famílias, na busca por melhores condições de vida.
O relato verdadeiro de todo processo histórico que antecedeu a fundação do Sintect-AL está contada com muita clareza no livro "Carta Aberta". A obra, de autoria do professor de História Roberval Santos, ex-carteiro e militante sindical de destaque durante boa parte dos seus 12 anos como funcionário ecetista, retrata o movimento sindical dos Correios em Alagoas no período de 1985 a 1997.
Dentre tantos outros que se destacaram na História do Sintect-AL podemos citar a importância dos precursores Lourival dos Santos, Waldemar Januário, Gilberto Macena, Benedito Nazário e Inácio Aguiar que contribuíram brilhantemente para que o movimento de resistência seguisse adiante.
Muitos ficaram no meio do caminho e não alcançaram o êxito que lograram. Não por desistência ou cansaço, e sim devido ao processo natural da vida. Porém, o legado de luta foi deixado como exemplo para os que continuaram no movimento sindical ensinando os atuais sindicalistas a terem a percepção de que é contínuo e árduo, mas prazeroso, o caminho na construção de uma ECT mais justa para todos.
A história do Sintect-AL também se confunde com a história do movimento dos trabalhadores ecetistas do Brasil. Em sua brilhante pesquisa, o professor Roberval Santos resgatou a boa lembrança de que o primeiro Congresso Nacional dos Trabalhadores dos Correios foi realizado em Maceió nos idos de 1986.
Hoje, nosso sindicato tem a frente o presidente José Balbino dos Santos - o que já é um presente a categoria pela sua honestidade, clareza e forma conciliadora com as quais conduz os trabalhos na luta em defesa dos trabalhadores ecetistas de Alagoas.
Parabéns Sintect-AL! Parabéns trabalhadores Ecetistas.
Diretoria do Sintect-AL
Colaboração:
James Magalhães/Secretário de Comunicação/Sintect-AL