(82) 3326-4454
sintect-al@uol.com.br

Arapiraca, um modelo de cidade

23/02/2011


 

 

(Agamenon Magalhães Júnior)

 

Tenho pela cidade de Arapiraca um afeto bastante grande. Ela – como minha terra natal e lugar onde vivi minha infância – me vem à mente recheada das melhores recordações. Arapiraca não só foi cenário da melhor fase da minha vida, como também me deu “régua e compasso” para que eu saísse pelo mundo com o pé direito.

Arapiraca se formou (e se impôs) como polo econômico de Alagoas por meio da monocultura do fumo e do comércio baseado na feira livre. Essa base da economia local foi importante porque resultava em crescimento e prestígio para a cidade, mas o desenvolvimento exigia dela bem mais do que o dinheiro poderia lhe proporcionar. Dinheiro existia, às vezes, em excesso; as arapiraquenses, entretanto, sabiam que uma sociedade só se desenvolve com justiça e força através do investimento na educação. E, por muito tempo, o processo educacional da cidade se ofuscou devido ao fascínio do dinheiro. Na minha época, por exemplo, os jovens que queriam fazer um ensino médio decente corriam para Maceió.

Conheci um grupo grande de pessoas que, embora gostando bastante da cidade, teve de sair dela para estudar em outras regiões do país e, mesmo depois de se formar, não voltou para Arapiraca, pois a cidade passara um longo período de sua história não absorvendo seus filhos mais talentosos. Por falta de espaço profissional, Arapiraca perdeu engenheiros, jornalistas e médicos do mais alto gabarito.

Como não poderia ser diferente, o mundo mudou e Arapiraca também, principalmente nos últimos dez anos. Ela acompanhou a tendência dos municípios desenvolvidos de supervalorizar a população local por meio da melhor e mais abrangente educação. Era o que faltava para que ela passasse de apenas uma cidadezinha do interior para uma gigante do Nordeste, em um curto espaço de tempo. Um símbolo gigantesco – de referência nacional – na educação (da básica à de nível superior), na indústria, no comércio e no domínio da tecnologia agrícola.

O divisor de águas da cidade foi a educação. Quando Arapiraca começou a investir maciçamente no setor educativo – em especial na educação básica – deu um salto grande para a vanguarda nesta área, uma referência até para outros lugares ditos mais “evoluídos”.

O município há muito vem se dedicando a fortificar e a ampliar as escolas em tempo integral. Funcionam da seguinte forma: as instituições de ensino oferecem aos alunos dupla jornada, que em geral se resume, num primeiro momento, às matérias normais duma escola e, numa segunda fase do dia, às atividades extracurriculares – incluindo aí aulas de reforço, oficina de artes, prática esportiva e diversas outras ações de estímulo à cultura.

O aluno sai do perigo das ruas, da ociosidade que poderia levá-lo às drogas, passa horas preciosas por dia sendo orientado sobre o valor da vida e, não menos importante, lá na escola integral faz todas as refeições com dignidade.

Tecnicamente, essas escolas têm uma proposta perfeita, digna de países de primeiro mundo. Arapiraca se voltou para a educação e para o conhecimento técnico em áreas vitais da sociedade, por isso está conseguindo se desenvolver (com qualidade social) resolvendo toda a problemática natural que cabe a uma metrópole.

“Moro em Arapiraca há quase 50 anos. Vi passar pela prefeitura muitos políticos, alguns fizeram alguma coisa, outros não fizeram nem o mínimo. Só agora, com vontade política, a cidade se volta para o futuro, cuidando do que tem de mais precioso: o povo. Quando se cuida da população, dando-lhe educação de qualidade, por tabela está tornando mais forte a cidade”, diz o senhor Valdemar Peixoto da Costa, certo de que ainda verá muitas conquistas dos arapiraquenses.

(O Jornal, Maceió, sábado, 19 de fevereiro de 2011)

Não se esqueçam de que os meus ensaios estão, aos sábados, no Portal de O Jornal (www.ojornalweb.com)

Colaboração:

James Magalhães/Sec. de Comunicação/Sintect-AL


Rua Ceará, 206 Prado Maceió - Alagoas 57010-350
SINTECT ALAGOAS 2026
(82) 3326-4454 sintect-al@uol.com.br